conteúdo

Criar conteúdo se tornou o principal foco do marketing estratégico para qualquer empresa, e as organizações passaram a compreender sua responsabilidade em relação àquilo que publicam e de que maneira administram seus canais.

Essa estratégia pertence ao marketing de conteúdo e é considerado o principal canal de comunicação, visto que ajuda a empresa a transmitir as informações que precisa para seus potenciais clientes.

O conteúdo também é muito importante para que o negócio se transforme em referência no segmento de atuação, aproximando a organização dos consumidores, além de estabelecer uma relação de troca.

O comprador recebe informação relevante e, ao longo do tempo, começa a se interessar pela aquisição dos produtos e serviços da marca. Mas embora seja uma estratégia inteligente, não consegue ultrapassar todas as barreiras.

A marca precisa investir em outras ações de marketing digital e integrá-las à produção de conteúdo. Por exemplo, além de ter um blog, é necessário estar presente nas redes sociais para compartilhar as postagens.

Se o trabalho for bem executado, o próprio produto se transforma em transmissor e consegue conversar diretamente com o consumidor, dando a impressão de que o material foi criado exclusivamente para ele.

Para aproveitar todo o potencial dos conteúdos na internet, existem alguns aspectos importantes que a empresa deve compreender e este artigo vai falar sobre eles.

1.    Entendendo a audiência da marca

Para criar conteúdos valiosos, a primeira coisa que a empresa precisa fazer é descobrir quem é sua audiência, qual é o seu perfil e o tipo de conteúdo e linguagem mais eficaz para alcançar essas pessoas.

Para responder essas perguntas, uma empresa especializada em conserto de TV smart precisa saber quem é seu público-alvo. A definição desse público se baseia nas seguintes etapas:

  • Entender o problema que o produto resolve;
  • Fazer pesquisa de mercado;
  • Analisar os concorrentes;
  • Segmentar o mercado;
  • Definir o público-alvo.

Existem vários critérios e características que ajudam a criar uma descrição completa e específica de um segmento, o que vai otimizar a criação de estratégias para os consumidores.

Isso vai fazer a organização descobrir quem é sua audiência e suas preferências em relação ao tipo de conteúdo. Isso porque o material da marca pode assumir diferentes formatos, como texto, podcast, vídeos, entre outros.

Só que além de variar nos formatos, é necessário saber adotar um tipo de linguagem mais apropriado. Enquanto uma loja de games pode usar uma linguagem mais descontraída em suas estratégias, um escritório de advocacia não pode.

São públicos distintos, portanto, as características dessas audiências são diferentes e precisam ser respeitadas para criar identificação com os conteúdos da empresa.

2.    Definir os objetivos

O segundo passo para criar conteúdo de qualidade na estratégia de marketing digital é compreender os objetivos dessas estratégias, de que maneira o conteúdo se encaixa e como pode ser otimizado.

Primeiramente, é importante entender que as estratégias de marketing digital definidas por uma empresa, por exemplo, por um fabricante de proveta graduada de vidro 100ml, possuem vários objetivos.

O propósito é converter leads, reter e fidelizar clientes, aumentar as vendas, tornar a marca uma referência na internet, aumentar a produtividade da equipe de marketing e vendas, reduzir custos e medir o retorno sobre os investimentos.

Os conteúdos se encaixam perfeitamente nesses propósitos porque ajudam a transformar o visitante de um site em lead, ou seja, o potencial cliente do negócio.

Mas também são ideais para reter pessoas que já compraram com o negócio e fidelizá-las, visto que esses materiais levam informações importantes para garantir o sucesso do cliente depois da aquisição.

O conteúdo não tem como principal objetivo vender, mas colabora muito com isso porque ajuda a construir uma imagem de marca confiável, é capaz de entregar valor e mostra para o cliente porque a empresa é sua melhor opção.

Ao trabalhar dessa forma, facilita o processo de vendas para os vendedores porque eles não precisam lidar com pessoas que não estão interessadas nos produtos e serviços.

Além do mais, é uma estratégia de baixo custo em comparação com outras ações, permitindo que a organização faça outros investimentos, como em uma fachada comercial moderna.

Uma vez que os custos diminuem, é natural que o retorno sobre os investimentos seja muito maior. Mas os conteúdos só terão essa capacidade se passarem por um processo de otimização.

Quando se fala em marketing de conteúdo, é natural pensar automaticamente em textos publicados no blog da empresa. Isso faz sentido porque os conteúdos escritos são o tipo de produção mais comum.

Entretanto, os usuários também gostam de outros formatos, assim, uma das formas de otimizar esses materiais é oferecê-los em formato de vídeo, podcast, infográfico, transmissões ao vivo, entre outros.

Independentemente do formato que o material será publicado na internet, uma empresa de limpeza e impermeabilização de telhados também precisa garantir que seus conteúdos sejam de boa qualidade.

Devem abordar assuntos do interesse da audiência, de maneira aprofundada, mostrar alguns dados e estatísticas e ter uma boa formatação, no caso dos textos.

Assim como acontece com outras estratégias de marketing, uma empresa também deve estabelecer um objetivo que pretende alcançar com a produção de conteúdo, e é com base nesse propósito que vai definir a chamada para ação (CTA).

A chamada para ação é uma mensagem incluída no final do conteúdo e que leva o usuário a realizar uma ação esperada pela empresa. Este elemento, assim como todo o material, precisa gerar engajamento visual.

Quando se trata de um texto publicado no blog, existem outras coisas que precisam fazer parte do conteúdo, como imagens, infográficos e recursos audiovisuais.

Supondo que o material fale sobre como usar caixa de concreto pré moldada, é interessante inserir algumas imagens mostrando o uso da solução, porque além de ilustrar a informação, deixa o material mais atraente.

3.    Diferenciar-se da concorrência

Uma boa estratégia de conteúdo no marketing consegue se diferenciar dos concorrentes, e a companhia precisa transmitir seus valores e saber como incorporá-los em seus materiais para criar uma conexão com a audiência.

Em primeiro lugar, é necessário se destacar, e quando se trata de conteúdo, uma das formas de fazer isso é descobrir quem é o concorrente. Uma pesquisa de mercado ajuda a descobrir quem são os principais competidores da marca.

Mas além de saber quem são eles, também é fundamental compreender a frequência das postagens e analisar a produção de conteúdo da concorrência de maneira precisa.

Às vezes, o conteúdo do negócio tem dificuldades para alcançar o sucesso porque não é veiculado no canal mais adequado.

Se uma clínica com auxiliar de enfermagem para cuidar de idoso conhece bem sua audiência, então saberá se deve veicular seus conteúdos no blog institucional, no site, nas redes sociais, nas plataformas de streaming, entre outras opções.

Os tópicos que estão sendo abordados pelos concorrentes também são informações importantes para entender qual assunto a marca deve trabalhar. Às vezes, a empresa pode aproveitar para falar um pouco sobre seus valores, dependendo da pauta.

Falar sobre os valores da empresa na produção de conteúdo é muito importante porque eles geram identificação. Mostrar que a companhia defende determinada causa ou apoia alguma situação atrai pessoas com o mesmo pensamento.

Também é uma maneira inteligente de posicionar o negócio como uma organização consciente. Por exemplo, um curso aeromoça oferece valores mais baixos para pessoas de baixa renda, pode usar essa característica como uma maneira de se valorizar.

A escola pode promover, por exemplo, a igualdade social e mostrar que tenta combater as diferenças ao oferecer um curso mais próximo da realidade de pessoas com baixo poder aquisitivo.

Os valores da organização podem ser incorporados aos conteúdos de várias formas, e tudo vai depender do formato adotado. Essa estratégia tem até nome, e é conhecida como Brand Messaging.

Ele envolve um conjunto de práticas que define de que maneira a organização vai entregar sua proposta de valor e falar sobre seu negócio, usando estratégias de comunicação.

Para colocar essa estratégia em prática, uma fábrica de roupas infantil precisa saber usar o tom de voz mais adequado, criar uma linguagem aproximada e estabelecer uma mensagem central.

Isso vai ajudar a definir o modo padronizado para transmitir as ideias do negócio e impactar o público certo.

Considerações finais

Investir em conteúdo é muito importante nos dias de hoje para que a empresa possa construir sua imagem e credibilidade no mercado em que atua.

Independentemente do ramo de atuação da empresa, os materiais que divulgam na internet precisam ter qualidade para valorizar os investimentos em marketing digital e trazer os resultados que o negócio almeja.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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