Boas práticas de SEO

 

Para aprender boas práticas de SEO, é fundamental entender o que norteia seus principais parâmetros. Essa habilidade é muito valorizada dentro do marketing digital porque é o que possibilita alcançar os primeiros lugares nos rankings dos sites de busca. 

O que é SEO?

 

É uma sigla em inglês que, traduzida, significa otimização de mecanismos de busca. A sua principal função é impulsionar bons posicionamentos de conteúdos e sites através de técnicas que valorizam o tráfego orgânico. 

Por que as boas práticas de SEO são tão importantes?

 

Porque sem elas é impossível que uma página online consiga ser bem avaliada pelos principais mecanismos de busca, como o Google. Assim, o uso correto do SEO eleva a autoridade de uma página e aumenta seu número de visitantes.

Basicamente, todas as páginas que estão na internet devem utilizar SEO. Isso vale ainda mais para sites e blogs que usam a produção de conteúdo para atrair visitantes. Também para e-commerces e sites de vendas é importante porque pode aumentar as chances de conversão. 

Por que o Google é tão importante?

 

O manejo de boas práticas de SEO é essencial, portanto, para que o seu site consiga aparecer na primeira página do Google. Isso é algo muito valorizado porque o Google é o site de pesquisas online mais visitado do mundo, com milhões de acessos diários. 

Os links que conseguem aparecer na primeira página do Google de forma orgânica (ou seja, sem impulsionamento via anúncios) recebem muito mais cliques do que os concorrentes. Por isso, a utilização do SEO como ferramenta de marketing digital tem tanto prestígio. 

O Google organiza os conteúdos que aparecem em seu site segundo alguns critérios. A partir dessa seleção, então, ele organiza os posicionamentos. Entender a lógica desse site é crucial para desenvolver um bom SEO. 

Quais são as principais boas práticas de SEO?

 

O fator mais importante em qualquer estratégia de SEO é a criação de conteúdos relevantes, de forma consistente. Não adianta ter um texto muito bem otimizado se o conteúdo for ruim. 

Um dos fatores mais importantes de ranqueamento é a relevância e a autoridade do conteúdo. Quanto mais engajamento ele gerar com as pessoas, mais o Google vai entender que aquele site é relevante para os seus usuários.

A mensuração de autoridade de uma página, portanto, é um outro fator essencial para o ranqueamento. Uma técnica muito utilizada para isso é a inserção de link buildings, que são direcionamentos para outros conteúdos dentro do próprio site ou em outros.

Uso correto das palavras-chave

 

As chamadas palavras-chave ou keywords são outro elemento fundamental para construir boas práticas de SEO. Isso porque elas são os próprios termos utilizados pelos usuários em suas buscas na internet. 

São elas quem vão guiá-lo a encontrar os resultados que precisa.Para encontrar boas palavras-chave é importante conhecer a sua persona, e além disso, realizar testes. 

Desde que o Google implementou a Indexação Semântica Latente a ferramenta compreende variações da palavra-chave, como sinônimos. Por isso, usar um parafraseador de texto pode ser uma ótima opção para encontrar termos que se relacionam à palavra-chave. 

Importância da experiência do usuário

 

Outro fator que recentemente tem recebido mais atenção do Google na hora de ranquear páginas é a questão da experiência do usuário. Os algoritmos, então, levam em consideração o bom funcionamento dos sites em si.

Páginas que carregam lentamente ou que apresentam links quebrados agora sofrem penalizações no ranqueamento. Da mesma forma, bons conteúdos que estejam em designs não responsivos, cuja interface não se adapta ao mobile, não vão se posicionar bem. 

Uma dica atemporal: mantenha os seus conteúdos atualizados

 

Um detalhe que muitas vezes é pouco levado em consideração quando pensamos em boas práticas de SEO diz respeito à atualização do conteúdo. É claro que muitos criadores optam por textos que terão longevidade, que não sejam apenas sobre coisas do momento.

É importante, no entanto, que esses conteúdos sejam constantemente monitorados. Assim, é possível incluir atualizações e otimizações que mantenham ele bem posicionado dentro dos mecanismos de busca.

O trabalho de SEO gera resultados a médio e longo prazo. Por isso, é essencial realizar atualizações sempre que for necessário. Não apenas no conteúdo, mas também, na própria performance da página. O monitoramento da performance melhora a entrega de resultados. 

 

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