Como criar e gerenciar indicadores de performance que realmente funcionam

 

Os indicadores de performance ajudam uma empresa, seja ela do ramo esportivo ou de peças para ônibus a melhorar os números e identificar os pontos fortes e fracos de cada uma das suas estratégias. 

Mas se não sabe muito sobre este conceito, é fundamental que leia e se informe. Um ponto positivo é que já chegou ao lugar certo para isso, ou seja, continue conosco e mantenha-se focado nessas dicas que daremos.

O que são indicadores de performance?

 

Caso ainda não saiba nada sobre Indicadores de Performance, é fundamental que ligue uma espécie de luminária de emergência em seus principais objetivos e entenda que: o conceito também é conhecido como KPIs (Key Performance Indicators) e tem a ver com várias métricas utilizadas para medir o desempenho de uma empresa, equipe ou projeto. 

Eles são importantes para avaliar o progresso em relação aos objetivos estabelecidos em reuniões de início de ano, por exemplo. Os principais indicadores variam de acordo com o objetivo e o contexto de cada empresa. 

Principais exemplos de KPI’s

 

Dentre esses exemplos que citamos rapidamente acima, temos as conversões, que são os números de ações desejadas que um usuário realizará. Temos, por exemplo, o preenchimento de um formulário, a realização de uma compra ou o download de um material.

Ao mesmo tempo, devemos nos atentar à taxa de rejeição, ou seja, a porcentagem de usuários que saem do site sem interagir com nenhuma página. Isso pode estar atrelado a problemas de usabilidade ou falta de relevância do conteúdo para o público. Mas não só isso. Temos também o retorno sobre o investimento (ROI) (valor ganho ou economizado em relação ao investido em uma ação de marketing, ou publicidade) e o custo por aquisição, que é tão imprescindível quanto um servomotor para o setor industrial e que tem a ver com o valor gasto para adquirir um novo cliente – e ele é sempre maior do que quando se mantém um comprador.

Como criar e gerenciar os indicadores?

 

Criar e gerenciar indicadores de performance efetivos requer uma abordagem estruturada e bons profissionais ao seu lado. Desta forma, é correto afirmar que você precisará fazer investimentos relativamente altos.

Contudo, terá um retorno, a curto e médio prazo, excelentes. Então, vamos imaginar que somos sócios de uma marca de compressor de ar e precisamos criar e gerir esses KPI’s. Para tudo fluir, siga esses passos:

1º passo – Defina os objetivos. Isso é importante para que eles fiquem claros para todos os que forem colocar as mãos neles. Devem estar mensuráveis e alinhados com a estratégia geral da empresa;

2º passo – Identifique as métricas-chave e, além disso, elas devem ser acompanhadas para medir o progresso em direção aos objetivos. É importante escolher métricas que sejam relevantes e significativas para o negócio;

3º passo – Com base nas métricas escolhidas, estabeleça metas realistas para cada KPI. Com isso, lembre-se sempre que elas devem ser baseadas em dados históricos do setor e do próprio histórico da marca e projeções futuras;

4º passo – Defina responsabilidades e processos de coleta de dados, pois eles irão clarear sua mente no que diz respeito às expectativas de desempenho e de outras questões como coleta, armazenamento e análise de dados;

5º passo – Crie um painel de controle e analise os resultados, pois tudo isso é útil. Com o painel, poderá verificar os principais KPIs em tempo real. Isso permite que as pessoas responsáveis possam acompanhar o progresso e tomar decisões informadas. Já na análise, terá tempo de identificar oportunidades de melhoria, tais como: ajustes das metas, identificação de problemas e implementação nos processos;

6º passo – Comunique os resultados e os progressos com as partes interessadas. Essa possibilidade faz com que todos sigam em uma única direção, mantendo o engajamento e o alinhamento entre as equipes.

Com tudo isso comentado, é hora de tirar as ideias do papel, fazer reuniões semanais ou quinzenais com seu sócios e demais representantes e notar que essa ferramenta é conhecida como KPI tira uma marca da estagnação e a leva para lucros constantes. 

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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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