Como o SEO em redes sociais pode aumentar o seu alcance online

 

Aplicar SEO em redes sociais é uma ótima alternativa para quem deseja ampliar a autoridade da sua presença digital. Isso porque hoje em dia esses canais são tão usados para pesquisas quanto os mecanismos de busca tradicionais. 

Uma estratégia pouco explorada

 

Muitas empresas não sabem ainda, mas investir em SEO em redes sociais aumenta muito as suas chances de ser encontrado em pesquisas na web. 

Essa estratégia ainda é pouco explorada, visto que a predominância do marketing de conteúdo ainda é voltada para textos em blogs. 

Na verdade, muita gente ignora que há uma relação possível entre SEO e redes sociais, de modo que não desenvolvem conteúdos otimizados para buscas específicas nelas. 

As linhas gerais usadas para o SEO em marketing de conteúdo para blogs podem também ser usadas nas redes sociais, com algumas modificações. 

Da mesma forma, você também pode ser usar assistente de escrita para aperfeiçoar o seu conteúdo escrito nas redes sociais. Uma boa dica de site para fazer isso é o Quillbot BR

Relação entre SEO e redes sociais

 

O Google ainda mantém a sua hegemonia dentro da concorrência de mecanismos de buscas. Assim, mais de 90% de todas as pesquisas realizadas na web são através do site.

No entanto, há algumas mudanças em curso. Isso se dá principalmente a partir das gerações mais novas, para quem as redes sociais cada vez mais são a primeira opção para busca e pesquisa sobre qualquer assunto. Portanto, o SEO em redes sociais tende a crescer. 

Até que a hegemonia do Google seja de fato abalada, ainda deve levar algumas décadas. Mas é importante estar atento aos movimentos. Quem trabalha com internet, deve sempre buscar se antecipar às novas tendências digitais.

Por isso, é uma ótima opção começar a desenvolver conteúdos otimizados para as redes sociais. Dessa maneira, eles podem ser rastreáveis e indexáveis pelos seus próprios algoritmos. 

É ideal que qualquer estratégia de SEO caminhe junto com a estratégia de conteúdo das redes sociais. O mais indicado é desenvolver uma estratégia de conteúdo que seja unificada, de modo que os conteúdos possam ser otimizados e compartilhados em diferentes plataformas.

Como aplicar SEO em redes sociais?

 

Muitos usuários têm nas redes sociais sua primeira opção para buscas sobre marcas, estabelecimentos e produtos. Isso porque as imagens e vídeos que aparecem como resultados podem dar uma ideia melhor sobre o produto ou serviço do que o próprio site da marca. 

É por essa razão que hoje em dia, há pessoas que preferem pesquisar imagens específicas sobre um tema no Pinterest e não no Google Imagens. Elas acreditam que os resultados apresentados pela rede social vão chegar mais próximo da sua intenção de pesquisa. 

O mesmo pode ocorrer em relação a estabelecimentos alimentícios. Eles têm no Instagram a sua grande vitrine de merchandising, com maior potencial de atrair pessoas do que o Google. No entanto, há diferenças no modo de otimização para cada rede social. 

SEO para o Pinterest

 

O Pinterest cada vez mais é a primeira opção dos usuários para busca de imagens e conteúdo visual. Isso se dá pela própria organização do algoritmo da rede, que agrupa enormes galerias de imagens por temas. 

E o mais interessante é que, se indexadas e otimizadas da forma correta, os resultados podem inclusive aparecer no próprio site da Google. Para isso, é essencial que as imagens tenham um ótimo nível de qualidade. 

SEO para o Instagram

 

O algoritmo do Instagram usa como base para recomendações de conteúdos principalmente os perfis com os quais o usuário mais interage. No entanto, também é possível explorar temas através da aba ‘explorar’ e da pesquisa via hashtags. 

Então, vale a pena você observar quais palavras-chave e termos que se relacionam com seu negócio são mais buscados nessa rede. O mesmo vale para as hashtags. Assim, é ideal otimizar o seu conteúdo a partir desses critérios. 

Algumas dicas são usar no próprio texto de descrição do conteúdo termos e palavras-chave que são muito buscados e fazem sentido dentro do seu nicho. Além disso, use hashtags estratégias, através das quais novos usuários possam descobrir seu perfil. 

SEO para youtube

 

Atualmente, o Youtube já é o segundo site mais utilizado para buscas em todo o mundo. Portanto, se você utiliza essa rede social em sua estratégia de conteúdo, é fundamental otimizar SEO nela também. 

As técnicas usadas para ampliar o ranqueamento de um vídeo são parecidas com aquelas usadas para SEO tradicional. Então, o uso de palavras-chave e bons conteúdos de texto nas descrições são essenciais.

Isso também deve ser utilizado nos vídeos curtos, que devem conter títulos, descrições e thumbs com boas inserções das palavras-chave.

Com o aumento das buscas nas redes sociais, é bem provável que seus algoritmos comecem a entregar mais conteúdos que já são otimizados. Por isso, é o momento ideal para você aprender mais sobre SEO em redes sociais. 

Rolar para cima