Estratégias de Marketing Digital

 

É fundamental utilizar boas estratégias de marketing digital hoje em dia. Isso porque a consolidação da internet como um ambiente de negócios torna inevitável a aplicação dessas técnicas para qualquer empresa que deseja crescer.

O que é o marketing digital?

 

É um modo de promoção de marcas, produtos e serviços através das mídias digitais. Desde o início do século XXI, se consolidou como uma das principais maneiras de fazer as empresas e empreendedores se comunicarem com seu público. 

Estratégias de marketing digital x estratégias de marketing?

 

De modo geral, o marketing digital é um braço do marketing tradicional porque utiliza o mesmo referencial teórico. Contudo, a diferença é que as estratégias de marketing digital são totalmente voltadas e criadas para a divulgação no ambiente online. 

Ao invés de usar os veículos de mídia tradicionais (como outdoors, banners, propagandas em rádio, TV e revistas), elas vão usar os canais digitais para apresentar soluções aos problemas dos seus clientes em potencial. Alguns exemplos de canais digitais são sites, blogs, redes sociais, motores de busca, e-mails, dentre outros.

 

Estratégias de Marketing Digital: Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo

 

As estratégias de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo se relacionam. Isso porque a base do Inbound é o compartilhamento de conteúdos de qualidade como forma de atrair a atenção de um determinado público-alvo.

Ele tem como objetivo a construção de um relacionamento com o cliente em potencial através da construção de autoridade e engajamento. Assim, busca fidelizá-lo até o momento em que ele, de fato, se torna um cliente a partir da compra de algum produto ou serviço. 

Acontece que, para que uma estratégia de Inbound seja bem sucedida, é fundamental produzir conteúdos de qualidade e relevância. Então, serão eles quem vão funcionar como ímã de atração. Por isso, o Marketing de Conteúdo é sempre um aliado do Inbound. O desenho correto de uma boa estratégia de conteúdo passa por ambos.

O investimento em Marketing de Conteúdo por parte das marcas e empreendedores busca educar o seu próprio público-alvo. Assim, quando mais informado estiver o cliente em potencial a respeito do seu problema e das soluções para ele, mais rápido ele toma uma decisão para resolvê-lo e realizar uma compra. Portanto, o caminho do ciclo de vendas se torna mais curto. 

SEO

 

A Search Engine Optimization é uma das estratégias de marketing digital mais utilizadas. Isso ocorre porque a otimização de um site ou blog, quando realizada da maneira correta, impulsiona a sua colocação nos mecanismos de busca, como o Google. Então, aumenta as chances de as pessoas conhecerem a marca e o produto.

Para exercer essa estratégia de forma efetiva, é essencial construir ótimos conteúdos e textos otimizados. Um dos exemplos é a utilização eficaz das palavras-chave, assim como a adequação dos parâmetros de SEO em um conteúdo.

A escrita digital é toda baseada em SEO, por isso, deve seguir alguns parâmetros básicos. O conteúdo deve ser relevante, portanto, não pode ter plágio. Isso é um desafio visto que muitos temas já foram abordados centenas e milhares de vezes na internet.

O redator digital, contudo, encontra meios de produzir uma escrita relevante e eficaz para os padrões de SEO. Uma das possibilidades é usar ferramentas de detecção de plágio e parafrasear textos. Assim, ele pode observar quais pontos do seu texto apresentam problemas e substituir as frases e trechos, de modo a evitar a ocorrência do plágio. 

Anúncios pagos

 

Os links patrocinados também são uma das estratégias de marketing digital que recebe mais investimentos atualmente. Eles operam tanto nas páginas de busca, como o Google, quanto em redes sociais, como Instagram, Facebook e Youtube.

Uma das principais vantagens de investir em anúncios online é o retorno. Eles aumentam muito as chances de conversão porque estão atrelados a uma determinada palavra-chave. Assim, quando o usuário busca por aquele assunto, o anúncio aparece.

Os links patrocinados permitem segmentar o público-alvo, de modo de que geram leads mais qualificados. No entanto, é importante acrescentar que esse tipo de estratégia demanda um investimento alto e constante. 

Redes sociais

 

Manter as redes sociais da marca sempre atualizadas é outro ponto super importante no marketing digital. Geralmente, os perfis nas redes são cartões de visita para um público que conhece a empresa através deles.

É essencial, então, criar uma estratégia de conteúdo nas redes que engajem com o público. Além disso, fazer delas um canal permanente de contato e comunicação é interessante para que a marca tenha uma presença digital forte.

Rolar para cima