Nem só de bom dias animados, correntes e informações pseudo-verdadeiras vive o WhatsApp, há algum tempo ele tem sido uma ferramenta de uso comercial importantíssima, principalmente para os pequenos negócios. Atento a essa utilização, os desenvolvedores da ferramenta criaram o WhatsApp Business.

Quando você acessa o app, depois de instalado, a descrição diz que o seguinte: “Uma ferramenta fácil de ser utilizada para que empresas possam se comunicar com seus clientes”. Mas será mesmo que isso procede?

Bem, vamos lá, fizemos um acesso rápido para conhecer um pouco da ferramenta e de cara já te informamos que não tem como ter o WhatsApp e WhatsApp Business cadastrados com o mesmo número. A plataforma não permite.
A interface é bem semelhante a do WhatsApp normal, o que é bem legal, por que facilita o acesso e a utilização intuitiva de quem resolve aderir ao WhatsApp Business. De acordo, com a pesquisa que realizamos a respeito do aplicativo desenvolvido pelo WhatsApp é que ele atende principalmente pequenas e médias empresas e também microempreendedores individuais que já utilizam a ferramenta para comercialização e prestação de serviços.

Alguns pontos importantes do novo app, como descrições importantes sobre a empresa, tipo de serviço, horário de funcionamento, email, websites e fotos. Além disso é possível até colocar uma mapa ajustável no perfil, o que é muito bom, pois o cliente nem precisa pedir a localização, basta acessa o mapa inserido pelo empreendedor, que facilmente localiza a empresa, se ela também for uma loja física, claro.

Outra inovação do WhatsApp Business é a possibilidade de enviar respostas rápidas, já formatadas pelo app ou personalizadas de acordo com o tipo de público que a empresa trabalha.
A utilização de etiquetas também foi uma grande sacada dos desenvolvedores, pois, a partir delas é possível classificar os clientes, como “novo cliente”; “novo pedido”; “Pagamento Pendente”; “pago”, além de ser possível a introdução de novas etiquetas que podem ser personalizadas, também para atender o perfil do cliente.

E sabe o que é mais legal?! Que o WhatsApp Business também fornece métricas, o que é bem importante para que o empreendedor possa acompanhar informações como número de mensagens enviadas, recebidas, lidas e recebidas. O que parece bem simples, mas pode fornecer dados importantes sobre a utilização da ferramenta e o alcance dela perante os clientes da empresa e o feedback daquilo que tem sido enviado. Dá pra saber por exemplo, se você tá insistindo demais em um cliente que não te retornar há bastante tempo.

Junta-se a tudo isso, as demais ferramentas que já são de conhecimento de todos, que utilizam o WhatsApp: envio de fotos, vídeos, documentos, áudios, status e criar os tão famosinhos grupos de WhatsApp, ou seja, o WhatsApp Business traz um plus para quem é empreendedor, sem deixar de lado, as características do app que conquistou o público e foi baixado mais 1 bilhão de vezes em mais de 180 países.

Então, a nossa sugestão é que se você já utiliza o WhatsApp comercialmente, baixe e utilize o Business, pois de acordo com as observações que fizemos, ele irá trazer melhorias na sua relação com o cliente. Vale a pena tentar.

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