Instagram

O Instagram é uma plataforma que conforme foi sendo aperfeiçoada, as chances de que um empreendimento tivesse uma boa visibilidade cresce consideravelmente, e, com isso, acaba-se dando oportunidades para um bom desenvolvimento.

Desenvolvido em 2010 por Mike Krieger e Kevin Systrom, o Instagram é uma rede social na qual tanto fotos como vídeos são publicados em formatos curtos ou longos. 

De modo que as interações são feitas por meio de curtidas ou comentários, além das páginas terem a oportunidade de terem seguidores os quais terão acesso às publicações por meio da timeline.

Com o uso cada vez mais frequente pelo mercado, que usava a plataforma como uma fonte de propaganda de produtos ou de serviços de fotografia de eventos corporativos, por exemplo, o próprio Instagram passou a desenvolver a modalidade business

O qual, ao estar ativado dentro de uma conta, faz que se tenha uma compreensão de como os conteúdos estão chegando aos seguidores, interações e até mesmo os horários mais propícios para as publicações. 

O que contribui para que as estratégias de marketing e até mesmo de atendimento ao cliente sejam melhores elaboradas, usando o Instagram como um canal para fortalecer a presença virtual. 

Por isso, buscar entender como criar os conteúdos de uma forma eficiente assim como os meios para se ter um aumento de engajamento é uma forma de fazer com que se tenha uma presença dentro do nicho de cuidador de idosos noturno, por exemplo. 

E até mesmo saber como fazer a mensuração dos resultados para que, deste modo, a empresa conquiste o que planeja e faça com que seus resultados estejam alinhados aos objetivos que foram confeccionados anteriormente. 

Como criar conteúdo eficiente para o Instagram?

A criação de conteúdos com eficiência para o Instagram começa com um planejamento antecipado dos objetivos que estes materiais irão ter para a empresa e como irá fazer efeito na vida do consumidor, ao ponto de aumentar a presença digital. 

Posteriormente ao planejamento, chega o momento em como fazer com que o projeto paisagismo jardim pequeno ganhe visibilidade e por isso, é fundamental que se tenha uma segmentação antecipada. 

Para que os conteúdos que serão feitos e as formas de interação tenham os resultados positivos dentro da segmentação. E com a visibilidade dentro da plataforma, os conteúdos acabam sendo entregues para este público e os que estão mais próximos do perfil. 

E para que se tenha uma eficiência ainda maior, usar hashtags é uma forma de engajar ainda mais o conteúdo. Sendo palavras-chave que ajudam na divulgação do conteúdo por meio da busca na própria plataforma, este recurso é um meio de fazer segmentação. 

Outras formas do conteúdo ser considerado como eficiente dentro do Instagram é por conta do uso dos recursos que a própria plataforma disponibiliza, como enquetes, interações nos stories e também os reels. 

Já conteúdos que contam com depoimento e feedbacks de outros consumidores, contribui para que haja um reforço daqueles que já estão em vigor, e, com isso, é possível fazer com que se tenha uma chance de aproximar novos usuários. 

Que, ao notarem que a empresa conta com um processo humanizado por meio de conteúdos deste formato, buscam consumir o que vendem e se fidelizarem, tornando-se defensor da marca ao ciclo social. 

As formas de criar conteúdo variam de nicho para nicho, uma vez que uma empresa de panfletagem não terá os mesmos objetivos de uma loja de roupas infantis. 

Por isso, compreender como aumentar a presença digital é fundamental para o negócio no Instagram conquistar bons índices, e, com isso, é possível fazer com que sua relevância dentro do nicho cresça cada vez mais. 

Práticas para aumentar engajamento do público no Instagram

Dentro de algumas práticas que uma empresa pode fazer para se ter aumento do engajamento do público no Instagram, pode-se apontar algumas ações como:

  • CTA;
  • Bons horários;
  • Frequência de publicação;
  • Interações;
  • Stories e reels.

Os CTAs ou call to actions são chamadas para ações que proporcionam uma interação e uma atividade por parte de quem está vendo a mensagem, em geral os consumidores, estando alinhado de acordo com o que a empresa deseja. 

Essas chamadas são formas de fazer com que o empreendimento tenha uma ação, e, com isso, possa ter o resultado que é desejado para que a presença seja ainda mais estabelecida. 

Outra prática que também oferece bons resultados são as postagens em conteúdos com horários definidos. Porque, ao se ter uma padronização, há uma chance de que os usuários esperem por novos conteúdos sobre crachá pvc personalizado

O que gera engajamento na página como também oportunidades para maiores interações, fazendo com que, deste modo, a empresa possa ter um bom retorno quando se trata de conectar-se com o consumidor. 

Porque com ferramentas como comentários e mensagens diretas que o Instagram disponibiliza para quem possui um perfil na plataforma, até mesmo dúvidas mais diretas podem ser respondidas com o uso do que proporciona nas postagens. 

No caso de stories, mesmo que tenham passado do período de 24 horas, é possível criar uma área de destaque para colocar as postagens antigas, e, com isso, é possível estar alinhado ao que é desejado para ajudar na composição do visual e dos conteúdos do feed. 

Da mesma forma que os reels, sendo curtos ou longos, também são práticas que ajudam a aumentar o engajamento da página especialmente com os usuários que preferem conteúdos nestes formatos, captando assim um novo público. 

Por isso, conhecer e saber como personalizar adequadamente o Instagram com os planejamentos da empresa oferece uma base maior para que possa ter um resultado positivo ao negócio virtualmente. 

Como mensurar os resultados e avaliar sucesso da presença?

A mensuração dos resultados que uma loja de avental personalizado confeitaria pode observar no Instagram está ligado diretamente com as configurações da própria plataforma. 

Uma vez que, ao usar o formato business dentro do Instagram, as chances para que se tenha uma avaliação dos resultados de acordo com as ações que estão sendo criadas crescem consideravelmente. 

E, com isso, as chances de que a empresa saiba usando uma base de dados o que pode ou não estar funcionando é ainda maior. O que oferece uma base mais sólida para avaliar se o sucesso da presença está ou não ocorrendo. 

Caso não esteja, a empresa pode buscar por formas para reverter a situação e fazer com que o empreendimento tenha um alinhamento desejado para que assim, a marca possa ter os lucros e o engajamento em níveis que ofereçam retorno no investimento. 

Por isso, observar como a configuração ajuda na demonstração dos dados que são desejados é uma forma do empreendimento saber como usar a plataforma como aliada, e com isso, ter uma base mais segura para novas ações envolvendo o cliente. 

Métricas para se acompanhar no Instagram

Uma empresa de uniforme social para secretária que utiliza o Instagram como estratégia deve observar algumas métricas tanto dentro da plataforma como seguidores, engajamento e também o alcance. 

Porque ao se ter essa percepção, as chances para que os resultados sejam positivos aumentam consideravelmente e fazem com que o empreendimento conquiste um bom número de interações dentro da página. 

De modo que, essa interação se reflita em métricas mais importantes para a atuação da empresa no mercado como aumento de vendas e a quantidade de solicitação de orçamento, dependendo do que a empresa oferece. 

Incluindo o número de consumidores que estão no meio de um processo de compra, tanto no formato de B2C entre empresas com clientes físicos como no B2B, onde empresas compram com outras empresas. 

Essas métricas são fundamentais para fazer com que as ações do mercado sejam positivas e façam com que, assim, a marca se destaque dentro da sua segmentação. 

Considerações finais 

O uso do Instagram faz que uma fabricante de imã de geladeira para pizzaria possa ter um bom desenvolvimento dentro do seu mercado de atuação de tal modo que a sua presença seja elevada. 

Com determinados conteúdos que ajudem este empreendimento a terem uma boa conquista no nicho, as chances de que interações, engajamento e outras oportunidades sejam melhores aproveitadas crescem com a ajuda do Instagram. 

Porém, é fundamental ter um bom planejamento para que o negócio saiba como alinhar suas estratégias aos objetivos que foram criados anteriormente para que, assim, a marca conquiste o que almeja. 

Com a compreensão de como o Instagram ajuda a aumentar a presença digital, há uma maior chance de que se tenha engajamento em outros canais, além de fechar parcerias e atrair olhares de investidores. 

Crescendo e sendo aprimorado desde o seu início, o Instagram se tornou uma plataforma vital dentro do mercado, a qual pode proporcionar bons resultados quando é bem utilizada. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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